A educação e o digital

A educação e o digital

A aceleração tecnológica mudou a sociedade de forma mais rápida se comparado com séculos anteriores e isso está desenvolvendo nas pessoas habilidades antes desconhecidas que permitem adaptações a essa nova realidade. Segundo Martha Gabriel, na entrevista à TV PUC e citando Pierre Lévy, quando você acrescenta tecnologias, elas também ampliam a sua inteligência e o modo como você percebe ou como você se relaciona no mundo.

Entrevista com a Martha Gabriel para a TV PUC.

Hoje a informação é fluida, volátil, acessível, abundante, replicada. A habilidade exigida para usufruir dessa imensa quantidade de informações não é mais a memorização, mas sim a observação em diferentes perspectivas. Para Martha Gabriel, essa sobrecarga informacional que sofremos hoje só pode ser combatida com o pensamento crítico, com a dúvida, com o questionamento, com as diferentes conexões imaginadas.

  • O que fazer com a informação?
  • Como identificar se é uma oportunidade ou uma ameaça?
  • Como aproveitar a informação?
  • Se for um problema, como resolver?
  • Como conectá-la a outras informações para gerar algum benefício?

O mais interessante é que para todas as questões acima pode haver a colaboração de outras pessoas. As habilidades sociais e emocionais são fundamentais para conseguir pensar em soluções de problemas que se apresentam todos os dias na nossa vida.

No passado a informação era escassa, nos tempos de hoje a informação é abundante.

O professor tem o papel de guiar os alunos, questioná-los, colocá-los em diferentes contextos e ajudá-los a construir o pensamento. O aluno deve fazer suas próprias conexões com outras informações, com suas experiências, com as informações de outras pessoas, com as experiências de outras pessoas. Conseguir novos olhares permitirá construir novos conhecimentos. A tecnologia é intermediadora das informações. Aquele professor repetidor de conteúdo foi substituído, se não na sua totalidade, em breve o será.

Deixar resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4235