A FONTE DA ETERNA JUVENTUDE

fonte da juventude

SATURNIA, ITALY – August 24, 2015: tourists swimming and relaxing in hot springs in Saturnia at Mulino, this spa world famous has natural waterfalls, near the city of Manciano, in tuscan

No Brasil e no mundo cresce a Medicina Integrativa e a busca pelas terapias alternativas, com interesse especial nas tradições populares e nos conhecimentos das mais antigas civilizações.

A Hidroterapia se destacou no Brasil desde o tempo do Império pela grande variedade de fontes espalhadas pelo país. Sua utilização foi grande até os anos 50. Com o avanço da medicina alopática, este tratamento passou a ser menos utilizado.

Sem água morremos em poucos dias! Este fato é normalmente desprezado pela humanidade, mas dá a dimensão exata da importância da água em nossa vida.

A necessidade e busca de água gerou nas mais diversas regiões da Terra, lendas e histórias sobre a existência de uma fonte mágica, com propriedades que vão desde o embelezamento e rejuvenescimento, a cura de doenças e até efeitos afrodisíacos.

Imaginem a sensação que, no meio de um território gelado, um gêiser causou no primeiro viking que o avistou; ou o oásis ao beduíno que estava prestes a morrer de sede no deserto. Ou ainda, como o explorador aventureiro, perdido e extenuado no meio da floresta tropical, sem água há vários dias, se sentiu após saciar a sede e deixar seu corpo relaxar numa banheira natural de água fresca e cristalina. Sem dúvidas, a sensação de ter recuperado suas energias e remoçado,… era verdadeira.

O viking, o beduíno ou o explorador, ao narrarem suas aventuras bem poderiam declarar que encontraram – A Fonte da Eterna Juventude.

Consideramos que as estâncias de águas minerais possuem duas principais características: recreativa e terapêutica.

Recreativa

Recrear é quase recriar. Estar em uma estância hidromineral permite recriar situações agradáveis e divertidas, alegres, evocar e reviver situações descontraídas de jogos, folguedos infantis. A liberdade e o contato com a natureza promovem emoções e vibrações positivas.  Vibrar! Sair da monotonia, sentir o coração pulsar mais rápido. Fazer novas amizades. Enfim, descansar e descontrair o próprio espírito.

Terapêutica

Muitas pessoas conhecem os benefícios terapêuticos pelo “senso comum” recomendando ou usando tal água para os rins, aquela para a pele ou outra para o estômago. Entretanto, pela diversidade de métodos de aplicação e de composições físico-químicas das águas minerais e termais, é fácil compreender a necessidade de um especialista para indicar o uso da água mineral específica e o correto tratamento.

Consideramos também importantes aspectos terapêuticos os seguintes fatores:

  • O ambiente – A mudança de ambiente para uma região agradável, com ar, água e alimentos saudáveis; mais tranquilidade, repouso e calor humano fazem bem ao corpo, à mente e ao espírito.
  • O contato com a água – Embora sem conhecer perfeitamente as razões, a humanidade sempre usou os banhos e obteve bons resultados. A pele bem como todas as membranas orgânicas têm a propriedade de serem atravessadas e influídas pelos gases e pelos líquidos com que se acham em contato. Assim o banho terapêutico aproveita o fenômeno da absorção cutânea.
  • O uso interno – Quando ingerimos águas minerais, estamos tomando sais minerais dissolvidos. Esta maneira permite a boa absorção pelo organismo. Como na Homeopatia, as quantidades dos princípios ativos são mínimos, mas são eficazes por estarem, em parte, na forma iônica que facilita a absorção.

Nota do autor: Procurando promover a retomada do uso da Hidroterapia, em 1988, a Prefeitura Municipal de Caxambu promoveu um concurso de monografias com o título “O Poder Curativo das Águas Minerais”*.  Ao longo do tempo novos balneários foram instalados no Brasil principalmente com características de Resort e voltados para a recreação. Visando a divulgação dos benefícios terapêuticos, apresentei aqui um resumo baseado da Monografia “A Fonte da Eterna Juventude”, apresentada em 1988. Ref: I Concurso Nacional de Monografia – O poder curativo das água minerais – Sinopse 1988/89. Biblioteca Municipal de Caxambu.

 

Este é um conteúdo autoral licenciado pela licença Creative Commons

Atribuição-Não Comercial CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Deixar resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3258