A Internet, um desafio para educação

A Internet, um desafio para educação

Hoje a nossa sociedade está conectada nas mídias digitais (mecanismos de busca, redes sociais, mídias de conteúdos como Slideshare, Youtube, blogs etc), exposta a milhões de informações chegando de todos os lados, em grandes quantidades, misturadas com o necessário e o inútil, o verdadeiro e o falso. Uma dúvida surge: como usar essas informações para nos trazer algum benefício?
Segundo Fernando Savater, 90% do que acontece na Internet é propaganda. Para quem sabe e tem uma cultura, a internet é maravilhosa, porque você busca as coisas que lhe interessam, entra em contato com pessoas com interesses em comum etc. Mas para quem não tem uma cultura, apenas vai de um anúncio a outro, de uma propaganda a outra, nada mais. Por isso, educar para lidar com a internet a fim de aumentar a inteligência e ampliar a nossa comunicação eficiente é fundamental para a nossa sociedade.

“A internet não substitui a educação, mas a educação pode ajudar-nos a aproveitar todas as possibilidades da internet.” (Fernando Savater)

O professor como guia

Neste processo de educar, o professor deve deixar de ser só o transmissor de informação e se tornar um guia para o aluno compreender a melhor maneira de aproveitar a internet em seu beneficio. Para isso, é importante que nós (professores), independente da área de atuação, busquemos entender o funcionamento dos mecanismos de busca, os processos de publicidade digital e suas mídias, recursos de segurança, legislações etc. Desta forma, conseguiremos construir métodos para ensinar aos alunos como pesquisar, a definir objetivos claros de busca, a descobrir o que é resultado orgânico e resultado pago, a ter um olhar mais crítico para estes resultados identificando sites seguros e conteúdos que tenham credibilidade, bem como a melhorar sua produção de conteúdos nas mídias digitais e comunicação nas redes sociais. Assim, damos instrumentos aos alunos para que otimizem seu tempo gasto e melhorem a qualidade do retorno em sua navegação na web.

Afinal, a internet, quando bem utilizada, pode ser uma grande aliada no processo educativo, certo?

Este é um conteúdo autoral licenciado pela licença Creative Commons

Atribuição-Não Comercial CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Deixar resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4553