AGORA É MÃO NA MASSA!

mão na massa

Agora que já vimos um conceito inicial sobre Inovação, vamos abordar um fator  imprescindível para que a inovação aconteça. É Mão na Massa!

Para qualquer transformação ocorrer, precisamos pensar em alguns passos iniciais:

– se você vai inovar no negócio que você já tem, ou na empresa que trabalha, use uma parte de seu tempo para pesquisar sua ideia. 5 minutos por dia, 20 minutos por dia ou até uma hora por dia. Pode até ser a última coisa que faça de suas tarefas diárias, mas faça. Só foi possível uma hora por semana. Tudo bem também. Persista e pense que talvez você precise de mais tempo para sua pesquisa e execução, mas essa é uma boa pedida para manter sua fonte de renda e o andamento de seu negócio. Mas tem que continuar…..

não espere seu negócio enfrentar crises ou dificuldades para manter o olho no mercado, nas melhorias que pode fazer em seu negócio e no seu que cliente fala.

– às vezes parece fácil falar e praticar a inovação, mas não é. Por vezes, você terá resistência de outros e até sua. Resistência é normal, afinal, muita gente pode se sentir inseguro com relação a novas ideias, ou simplesmente achar que as coisas estão boas como estão. Podem até estarem boas, mas não sabemos o amanhã. Falamos no primeiro texto que o mercado muda, então lembrem-se de sempre monitorar o desempenho do seu negócio, tudo bem?

Você pode estar se perguntando: Resistência até minha? É até sua. Às vezes nós esquecemos que uma ideia para se concretizar precisa amadurecer, receber críticas, ser testada. Persistência não é teimosia, então é necessário saber que sua ideia poderá sofrer adaptações e por vezes ainda podemos verificar que ela não se sustenta, ou não traz benefícios efetivos.

– para uma inovação se concretizar também precisa de gente. Mesmo que seja só você para pensar, pesquisar e se apaixonar pelo simples fato de buscar soluções. Aos poucos você poderá ainda buscar pessoas para colaborar, leitura, enfim, sem energia de um ou mais que um, a inovação não se concretiza.

Pois é, já sabemos que inovação é assunto complexo, mas por hoje abordamos alguns fatores para a inovação se concretizar. Precisamos de pesquisa, flexibilidade e energia. Nenhum desses pode faltar. Nenhum mesmo….

Para saber mais, continue consultando a publicação: Inovação e Empreendedorismo, livro de John Bessant e Joe Tidd. Editora Bookman. 2009. Falamos de pesquisa, e esta dica ajudou na construção deste texto e pode continuar te inspirando.

Boa sorte! Afinal, agora é mão na massa!

Este é um conteúdo autoral licenciado pela licença Creative Commons

Atribuição-Não Comercial CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Deixar resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3062