Chegou a hora da oportunidade!

Chegou a hora da oportunidade

Oportunidade. Esta aí uma palavra importante de ser abordada quando falamos em inovação e desenvolvimento de novos produtos.

O Desenvolvimento de Produto se dá principalmente através da detecção de oportunidades. São elas:

– por demandas e desejos dos consumidores;

– por disponibilidade tecnológica, e

– concorrência no mercado.

Explicando um pouco mais sobre os tipos de oportunidade, como demandas e desejos de consumidores, podemos considerar demandas atuais, normalmente detectadas em pesquisas, feedback em SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), bem como desejos futuros, como oportunidade de aprimoramento de produtos. Desejos e necessidades que os consumidores ainda nem sabem que tem também podem se configurar como oportunidades.

Podemos dizer sobre disponibilidade tecnológica, a oportunidade presente de desenvolver ou produzir um produto ou serviço que no passado a tecnologia não possibilitava.

Por último é a oportunidade de reconhecer que há poucos concorrentes em um mercado e aproveitar a oportunidade de também participar desse mercado, aumentando assim a concorrência.

Devemos ainda sempre observar que a oportunidade de desenvolver um novo produto ou serviço deve levar isso em consideração. Afinal, não há motivo para desenvolver um produto sem que haja uma oportunidade real, não pode ser só por que você acha a ideia interessante. Tem que ser interessante para um mercado seja qual for seu tamanho.

Vale a pena ressaltar que uma boa oportunidade que ainda não teve como se concretizar deve ser alvo de pesquisa e monitoramento contínuos para averiguar sua possível execução no futuro.

Oportunidade também é a palavra escolhida para construir o Movimento Oportunaidade, que, segundo sua missão, propõe a busca do aprimoramento e empreendedorismo através da educação formal e não formal.

Aprimorar a si ou produtos e serviços é importante para o desenvolvimento de uma sociedade como um todo, por isso fiquem sempre atentos às oportunidades e é claro, ao Oportunaidade. Até a próxima!

Este é um conteúdo autoral licenciado pela licença Creative Commons

Atribuição-Não Comercial CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Deixar resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3560