Comportamento sustentável em viagens

Inspirada pela Virada Sustentável no Rio de Janeiro resolvi abordar o tema este mês. Mas o que é essa tal sustentabilidade? Em que se traduz um comportamento sustentável?

Talvez para muitas pessoas este termo esteja ligado especificamente a ideias ambientalistas e de proteção ao meio ambiente. Sem dúvida inclui esta perspectiva, mas a sustentabilidade agrega mais.

“O conceito de sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes [grifo nosso], mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as questões sociaisenergéticaseconômicas e ambientais.”   

 (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade)

Então, ser sustentável implica em atitudes, investimentos, estratégias em todas as áreas, pensadas de maneira a manter a produtividade econômica com mínimo impacto, preservando a natureza, as fontes naturais, permitindo que se renovem e continuem oferecendo seus frutos aos seres humanos.

Dentro de toda atividade econômica hoje é necessária esta reflexão e no Turismo não é diferente. Esta é uma atividade econômica que tem grande potencial em nosso país e, se mal trabalhada/organizada pode comprometer  não só aspectos ambientais, mas também aspectos sociais e culturais importantes. É impossível manter os lugares intocáveis com o aumento do acesso a viagens e deslocamentos pelo globo, mas é possível planejar de maneira que as atividades e empreendimentos sejam mais responsáveis, buscando alternativas que minimizem seu impacto, investindo em educação e energias renováveis, buscando novas formas de interação.

E o que eu tenho a ver com isto? Tudo! Ao viajar, seja fazendo turismo ou não, procure olhar o que leva, o que compra, onde gasta seu dinheiro, por onde pisa, que tipo de transporte usa, onde descarta seu lixo, onde come, enfim, são a soma destas pequenas ações sustentáveis que fazem a diferença no todo! Assim você se diverte, conhece o mundo, mas também o deixa como viu para que a próxima geração também possa desfrutar.

Alguns exemplos de comportamento sustentável em viagens
  • usar a bike ou caminhar ao invés do carro em um passeio;
  • separar o lixo reciclável do orgânico;
  • consumir produtos e comprar de produtores locais;
  • participar de atividades voluntárias no cuidado dos bens públicos (que são de todos);
  • dar valor ao trabalho artesanal;
  • não descartar produtos químicos em rios;
  • evitar se hospedar em lugares construídos em áreas de preservação ambiental, e escolher aqueles mais próximos dos pontos turísticos que você quer conhecer (menos locomoção = menos emissão de poluentes);
  • quando alugar um carro, priorize as versões com etanol e pratique o compartilhamento do veículo com outros viajantes;
  • antes de sair para viajar, desligue tudo da tomada e verifique se há vazamentos na rede hidráulica;
  • levar uma sacola retornável na hora de fazer compras e uma garrafinha para água, evitando assim o consumo de embalagens plásticas descartáveis;
  • pedir para trocar a roupa de cama e as toalhas quando for estritamente necessário;
  • mandar consertar ao invés de comprar um produto novo…, enfim, uma infinidade de pequenas atitudes que você pode incorporar enquanto viaja.

Lembrou de mais alguma para auxiliar outros viajantes? Compartilhe conosco aqui nos comentários e… boa viagem!

 

Imagem: http://vestindoaalma.com.br/o-que-e-comportamento-sustentavel/

Este é um conteúdo autoral licenciado pela licença Creative Commons

Atribuição-Não Comercial CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Deixar resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3857