De que histórias você quer viver e se orgulhar? Parte 1: Como lidar com as críticas?

Oi pessoal! Voltamos aqui para abordar alguns assuntos que foram tópicos de discussão na nossa palestra em parceria com o Movimento Oportunaidade. Logo depois da palestra, algumas pessoas me procuraram para saber mais sobre mim, meus sonhos, meus trabalhos e sobre os serviços da Confidence – Professional & Academic Skills. Foram alguns e-mails, outras mensagens ‘inbox’ no Facebook e no LinkedIn. Agradeço pelo carinho contido em todas elas!!

Tanto no ambiente acadêmico quanto no ambiente empresarial, para se ter sucesso, na maioria das vezes, é preciso produzir mais. No entanto, conversando mais um pouco com as pessoas, eu percebi que o desafio maior era lidar com as críticas e não com a produção em si. As críticas por não produzir e também as de quando se produz…vamos falar um pouco mais sobre isso…

Nas Universidades, produzir mais significa basicamente publicar mais artigos, enquanto que nas empresas, produzir mais significa literalmente aumentar a produtividade e, portanto, gerar mais lucros e visibilidade para a empresa.

É muito comum que nesses dois ambientes as pessoas que produzem sejam aquelas mais criticadas e não o contrário. Como entender isso? Simples: O SUCESSO POLARIZA! Existem 3 zonas onde as pessoas vivem: a fria, a morna e a quente. E nessas zonas vivem 2 tipos de pessoas: as que fazem a diferença na vida dos outros e as que não fazem. E é na zona MORNA que, infelizmente, a maioria das pessoas vive. E TODOS nós já estivemos nesta região algumas vezes na nossa vida e, de tempos em tempos, repetimos a visita. Com o amadurecimento, estudo, informação e boas companhias, deixamos de visitá-la e, muitas vezes, até esquecemos que ela existe! Veja abaixo:

As pessoas que vivem intensamente, que se jogam de cabeça em projetos e ideias inovadoras, que fazem diferença na vida das pessoas, que não deixam de tentar por medo de fracassar ou por medo de julgamentos, vivem em zonas polarizadas como a FRIA e a QUENTE. Ambas trazem aprendizados e fazem parte da busca pelo auto-conhecimento, planejamento, melhoria contínua e geram resultados sólidos em longo prazo. Enquanto a quente nos mostra que está no caminho certo, a fria nos mostra o caminho a ser percorrido para chegar onde deseja.

As pessoas que vivem na zona MORNA sempre se sentem incomodadas com as ações dos outros que arriscaram algo, que tomaram alguma atitude, que desejaram fazer algo diferente ou adicional, que desejam fazer mais por si e pelo outro e que reconhecem que O SUCESSO EXIGE MAIS do que simplesmente viver o dia-a-dia. O resultado disso é que a zona MORNA é cheia de INVEJA, CIÚME e MÁS-PALAVRAS.

ZONA MORNA: onde você se encontra ‘sem exposição’, ‘sem expressão’ e ‘sem atitude’.

Quando você fizer, falar ou postar algo nas redes sociais que quer compartilhar com os seus colegas e amigos, quando fizer um vídeo, quando postar uma foto, quando se envolver em um novo projeto seja escolar ou social, quando quiser gritar para o mundo as suas vitórias…COMPARTILHE! POSTE! ENVOLVA-SE! CURTA! GRITE! SEJA FELIZ! SEJA VOCÊ! Não há mal nenhum nisso! Só quem vai se incomodar são aquelas pessoas que são praticamente MORADORAS da zona morna. As demais, vão SIM vibrar com as suas conquistas, sua felicidade e ainda vão compartilhar com aqueles que elas querem ver bem e que possam usar a sua história como exemplo.

 

Se viemos aqui para fazer a diferença na vida das pessoas, então… que façamos!!

 

Para que você produza mais e seja melhor, na Universidade ou na empresa, você precisa vencer uma BATALHA dentro da sua cabeça. Quando você tiver que se perguntar: ‘…será…será…será…será…’ ou ‘faço ou não faço…?’, ‘…vou parecer ridículo (a)?…’ ou ainda se pegar pensando que um comentário maldoso de uma postagem ou vídeo seu, uma postagem sobre suas vitórias ou artigo publicado ou uma promoção na empresa que pretende fazer e, por pensar nisso, você deixar de postar…

Pergunte-se: de que histórias você quer viver e se orgulhar? Compartilhe! Veja que existe muita gente com planos semelhantes e vocês podem se ajudar. Sozinho talvez você vá mais rápido…mas, juntos, vamos cada vez mais longe!

ACEITE: Quanto mais críticas você tem, mais sucesso você tem. Sem críticas? Então seja bem-vindo a zona MORNA…a mais sem graça que a vida poderá te proporcionar.

No próximo post, entenda o que é RE-SIGNIFICAR!

Este é um conteúdo autoral licenciado pela licença Creative Commons

Atribuição-Não Comercial CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Deixar resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4190