Economia colaborativa e viagens

economia colaborativa e viagens

 

A economia colaborativa já faz parte das nossas vidas seja pelo compartilhamento de hospedagem, transporte, refeições, objetos e/ou equipamentos, serviços, acompanhamento turístico, trabalho voluntário, etc. (veja exemplos no final do texto). Essa opção vem sendo cada vez mais utilizada para proporcionar experiências que te aproximam do cotidiano local e que barateiam as viagens, permitindo um número maior de vivências para quem curte viajar.

Nestes novos tempos onde “o acesso é mais importante que a posse”, estas experiências deixam marcas mais profundas, aprendizados, sensações e são uma oportunidade para o crescimento como Ser Humano. Na escola do dia a dia em viagens desenvolvemos, muitas vezes sem perceber, habilidades que são úteis para a vida profissional e pessoal.

Ao participar da economia colaborativa em viagens é dado um voto de confiança àqueles que compartilham seus serviços. É esta “confiança do outro”, refletida em uma avaliação positiva que dá credibilidade e boa reputação para quem oferece o serviço, sendo seu melhor marketing. Então, ao avaliar de forma crítica e honesta os serviços utilizados você está contribuindo diretamente com outros viajantes que estão considerando utilizar o serviço.

Neste mundo complexo, optar por compartilhar em viagens pode ser também oportunidade de manifestar a coragem de encarar o desconhecido, sair de sua zona de conforto e explorar novos limites. É necessário boa comunicação para se virar e interagir localmente, flexibilidade para se adaptar à rotina de outra pessoa ou local, disposição para lidar com a diversidade, curiosidade por formas alternativas de experimentar a realidade,  enfim, várias possibilidades que  podem lhe trazer insights fora da caixa para outras situações. Não importa se você decide compartilhar só a hospedagem, ou o serviço de transporte. Cada experiência deixa seu aprendizado.

E o melhor de tudo? É que esta escola, a viagem, proporciona um aprendizado prazeroso, com gosto de quero mais.

Conheça abaixo alguns exemplos de experiências colaborativas:

 Hospedagem

Quer viver uma experiência como a do filme “O amor não tira férias? Dê uma olhada em Home Exchange.

Que tal alugar uma casa para passar o Ano Novo com seus amigos de frente para o mar? Acesse o AirBnB e escolha a sua praia!

Para conhecer outras pessoas e suas rotinas sem gastar nada visite o site do CouchSurfing.

 Transporte

Não tem carro mas quer passar uns dias viajando com a família pelo litoral? Veja na Fleety se tem algum carro para alugar que está parado em uma garagem próximo a você.

Chegou em uma cidade que tem Uber? Você pode pedir um pool e compartilhar um carro do aeroporto até seu hotel.

 Refeições

Que tal experimentar a comida de um cozinheiro local em sua casa em Paris? Pesquise as opções no EatWith.

 Objetos e/ou equipamentos

Precisa de uma mala grande especificamente para esta viagem? Veja no Rent for All se tem alguém alugando uma perto de você.

 Serviços

Vai ficar uma semana fora e não tem ninguém para cuidar do seu pet? A DogHero pode ser uma opção para você.

Acompanhamento turístico

Quer um amigo local para te apresentar a cidade? Busque um no Rent a Local Friend.

 Trabalho Voluntário

Quer conhecer a Itália? Na Workaway você pode encontrar opções como ensinar inglês em troca de hospedagem na Toscana.

 

Este é um conteúdo autoral licenciado pela licença Creative Commons

Atribuição-Não Comercial CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Deixar resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3203