Empreender é o verbo dos inconformados!

anderson_1

Atualmente muito se fala sobre empreendedorismo, artigos com receitas de sucesso, palestras espetaculosas, o empreendedorismo com autoajuda ou mesmo como imperativo social.

De certa forma tudo isso contribui ao seu jeito para uma atitude empreendedora. Este texto, no entanto, busca desmistificar o empreendedorismo  como algo ligado estritamente ao campo dos negócios, ou seja, o empreendedorismo como sinônimo de abrir uma empresa.

O termo empreendedorismo deriva do francês Entrepreneur cujo significado original é “aquele que incentivava as brigas”, ou seja, o empreendedor como um incitador da ação; atualmente, o termo em francês indica contratante, em sinergia com o significado anterior. Podemos interpretá-lo como agenciador das lutas, e estas não necessariamente ligadas à violência contra o outro, mas às batalhas diárias nas quais cada indivíduo empreende seus esforços.

Você encontrará na literatura e na internet um punhado de definições bem embasadas para a etimologia do termo, sua constituição histórica e aplicação, mas este artigo pretende apresentar uma nova dimensão ao termo, o empreendedorismo como verbo de ação, ou seja, a atuação empreendedora como movimento antagônico à procrastinação.

Deste modo, podemos empreender em um relacionamento amoroso, na realização de um desejo de consumo, em nossa formação sociocultural, em um hobby de interesse, ou mesmo em pequenas coisas como uma boa noite de sono.

“Empreender é fazer acontecer, e não esperar que aconteça.”

A sociedade contemporânea, em função de sua estrutura constitutiva fomentada em grande parte pelas instituições disciplinares – tal qual aponta Foucault -, converge em relação ao indivíduo e a necessidade de formação, ou conformação. Estar conformado é estar “com formato”, e para ilustrar tal proposição utilizaremos uma analogia com um cubo, forma geométrica composta por seis lados iguais.

Ser cubo lhe permite certa estabilidade quando disposto sobre uma superfície; o cubo tende a permanecer imóvel ou com pouca oscilação mesmo que a base de sua sustentação se incline. Outra característica dos cubos é o seu potencial organizacional, pois são facilmente dispostos lado a lado, empilhados e sustentados por outros.

O cubo é estável!

O oposto a conformação é a inconformidade, ou seja, perder a forma, de cubo torna-se esfera e aí tudo muda. As esferas em oposição aos cubos são instáveis, rolam por aí frente a uma singela inclinação de sua superfície de sustentação, seu destino neste movimento, de certo modo, é incerto frente a sua peculiar característica de desbravamento dos espaços e das possibilidades.

A esfera é a materialização do movimento!

Rodas são uma fatia de uma esfera, e ainda assim se movem com facilidade!  Retire uma fatia de um cubo e experimente rolá-lo por aí.

Tal ilustração serve ao propósito deste texto, que é o de torna-lo inconformado, torná-lo esfera, e assim empreender em sentido amplo naquilo que você deseja!

Sendo o empreendedorismo um movimento, o mesmo requer daquele que pretende empreender a mesma mobilidade: torne-se esfera antes de aventurar-se no tema, ou conforme-se em ser cubo! Não é de todo ruim a estabilidade que tal forma implica, mas de certo modo, torna-se com o tempo um pouco entediante.

Empreender é fazer, sempre um passo à frente, movimento constante de suas ações em função das metas estabelecidas; incorre-se em riscos constantes, mas traz o novo e o diferente! Quando empreendemos nos deparamos com o insólito e aí aprendemos um pouco mais.

Torne-se inconformado, empreenda e permita a experiência das ranhuras do desconhecido!

 

Este é um conteúdo autoral licenciado pela licença Creative Commons

Atribuição-Não Comercial CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Deixar resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2927