Empreender – um caminho de desafios e descobertas

Empreender em nosso próprio negócio pode estar associado a uma série de fatores, entre eles, necessidades socioeconômicas, realização de sonhos pessoais ou um desejo em colocar nossos talentos a serviço de uma necessidade social.

Atualmente temos muito conhecimento disponível sobre empreendedorismo, por sinal, importantíssimo para nos preparar para esse universo multidisciplinar. Estar atento às oportunidades é uma das características destacadas pelos autores no assunto, no entanto, para saber se nossa percepção identificou ou não uma oportunidade, obrigatoriamente precisamos colocar nossa ideia em prática. E colocar ideias em ação nos conduzirá a caminhos permeados por tentativas, erros, avanços, acertos, novas tentativas, novos erros até chegarmos no resultado almejado.

Como lidar com os erros e dúvidas

Durante os erros experimentamos momentos de regressos e somos desafiados a lidar com a angústia de que não encontraremos “nada pronto”; nos vemos diante da incerteza de qual passo deve ser dado e aonde ele irá nos levar, enfim, temos que conviver com o fato de que, nem sempre, teremos respostas de imediato para nossas dúvidas. Atravessar esse período é crucial, pois é nele que cada um desenvolverá seu próprio aprendizado em perceber a importância da paciência e da tolerância consigo, com seu ritmo e com seus próprios erros. Aceitar essa etapa como parte do processo nos permite nos aprimorarmos e seguirmos em frente.

Conforme avançamos, nossas dúvidas vão se esclarecendo, as ideias tomando corpo e sendo ajustadas à realidade, os projetos saem do papel, conhecemos pessoas dispostas a trocas enriquecedoras que vão nos inspirando, descobrimos nossa capacidade de realização e superação dos nossos próprios limites.

Apesar de termos ao nosso alcance uma série de materiais e técnicas sobre o tema, a parte decisiva e vital em empreender acontece na dimensão do “fazer”, onde aprendemos a lidar com dúvidas e também saboreamos muitas descobertas. Vamos experimentar situações desconhecidas, desconfortáveis, incertezas, desafios, sim, vamos! Porém, enfrentá-los é a fonte essencial para “construir” o caminho em direção aos nossos objetivos.

 

Referência bibliográfica:

Sampaio, M. Atitude empreendedora: descubra com Alice seu País das Maravilhas – São Paulo: Editora Senac, 2014.

Este é um conteúdo autoral licenciado pela licença Creative Commons

Atribuição-Não Comercial CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Deixar resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3877