Inovação para Pequenas Empresas? Pode?

Recentemente fiz uma apresentação e alguns questionamentos me chamaram a atenção. Era um grupo pequeno e seleto de empreendedores e quando falei sobre inovação logo houve aquela reação de que era necessária muita tecnologia para inovar.

Quanto à tecnologia, já falamos no texto Inovação e Tecnologia, portanto, não necessariamente precisamos de tecnologia para inovarmos.

A segunda reação forte foi de que grandes inovações estão destinadas às grandes empresas. Será?

Esse então é o tema do texto de hoje. E aí? Inovar é somente para grandes empresas? Pois é, eu estou achando que não.

Uma empresa já estruturada e orientada para inovação, requer certa organização, cultura de inovação e gente que faça. Com isso poderá ter mais robustez para realmente encarar a inovação, mas isso não significa que em pequenas e médias empresas a cultura de inovação não possa estar presente e em funcionamento.

Para inovar uma empresa, mesmo que pequena ou média, deve primordialmente pretender que haja uma  Cultura de Inovação. Alguém ou “alguéns” precisam querer inovar e isso precisa ser mais do que uma simples palavra na “missão” da empresa.

Mas o que é Cultura de Inovação? Comecemos por Cultura. Cultura é uma coisa construída, ou seja, não nasce do dia para a noite. É, de maneira bem superficial, o resultado do acúmulo de experiências, costumes e crenças de uma sociedade, ela deve ser construída e assim como culturas de civilizações se formaram, você também pode formar a Cultura de Inovação em sua empresa. Se você tem uma pequena equipe formada, ou até mesmo sendo só uma “EUquipe” você pode reservar parte do seu tempo para se dedicar à inovação.

Em nosso primeiro texto Mas afinal, o que é Inovação?, tratamos que a Inovação tem que ser praticada. Essa frase está diretamente ligada à criação de Cultura da Inovação. Como que você forma Cultura se não pratica a Inovação? Então não importa. Com ajustes, metodologias de Inovação podem ser adaptadas para pequenas e médias empresas, então pode ser de pouquinho, iniciar com uma só pessoa, com 10 minutos por dia, mas a cultura de inovação tem que ser plantada e disseminada em sua empresa, para assim, quem sabe… você possa comprovar o ditado: A prática leva à perfeição, ops….  Inovação!

 

Este é um conteúdo autoral licenciado pela licença Creative Commons

Atribuição-Não Comercial CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Deixar resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3951