Intercâmbio ou voluntariado rural: crescendo com a terra

Hoje temos muitas alternativas quando pensamos em associar aprendizado, lazer e viagem. Uma destas é trocar o dia a dia da vida urbana para experenciar algo diferente no campo.

Seja no Brasil ou fora do país, seja como um proprietário que abre sua propriedade, como estudante ou profissional da área rural, ou apenas um interessado em experimentar algo novo, o intercâmbio ou o voluntariado rural é uma oportunidade de interagir com a terra, desenvolver novas habilidades, fazer novos amigos, aprender, crescer.

Para acessar estas possibilidades, diferentes iniciativas juntam quem precisa de uma mão no trabalho com a terra com aqueles que querem vivenciar uma experiência diferente. Há opções para quem já tem alguma experiência em atividade rural, mas também tem para quem nunca teve esta oportunidade.

A  WWOOF (World Wide Opportunities on Organic Farms) é uma das alternativas. Nesta rede você pode trabalhar como voluntário em fazendas orgânicas e não precisa ir muito longe para isto.  Existem opções no Brasil e você pode começar sua experiência ajudando alguém por aqui mesmo. Quer associar experiência com o aperfeiçoamento de um idioma ou conhecer uma outra cultura? Há oportunidades em diferentes países na Áfria, Américas, Europa e Ásia/Pacífico. Para participar você escolhe o país que deseja visitar, paga uma taxa de 38 dólares por pessoa que vale por um ano e, com isto, tem acesso às propriedades cadastradas para fazer sua escolha. Lembrando que as despesas para chegar lá são por sua conta! Os proprietários oferecem apenas acomodação e alimentação.

Se você tem entre 19 e 35 anos, mesmo sem experiência, pode também fazer trabalho voluntário por 2 a 6 meses em um Kibutz em Israel.

Para os que já estão na área, estudantes ou recém-formados em Ciências Agrária, existe também a opção de trabalho remunerado em fazendas e empresas rurais em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Holanda, Israel e Nova Zelândia. No Intercâmbio agrícola CAEP você pode atuar em áreas específicas (floricultura, jardinagem, gado de leite, gado de corte, grãos, equinos etc) lhe permitindo aperfeiçoar o inglês, conhecer outra cultura e ganhar experiência profissional. Neste programa os profissionais recebem acomodação, alimentação e remuneração por hora ou mensal. Os requisitos para se candidatar incluem idade, inglês e experiência prática na área.

Por exemplo, se você escolher trabalhar com floricultura (Greenhouses) nos Estados Unidos, pode trabalhar em uma pequena estufa ou grandes operações, mas precisa ter claro que as principais atividades envolvidas são irrigação, remoção de ervas daninhas, adubação, transplante de mudas, carregamento, colheita, controle de temperatura, preparo para o transporte, vendas, etc.. Enfim, mão na massa!

Se quer um estágio remunerado em Agronomia, Veterinária e Zootecnica a Worktrip, tem ofertas em países como Estados Unidos, Canadá, Dinamarca, Austrália, Holanda, Irlanda e Suécia.

Mas eu nunca trabalhei em atividades rurais e gostaria de experimentar! Tudo bem, existe o programa Farmstay no Canadá ou Nova Zelândia para quem quer aprender inglês e experimentar a vida no campo. Neste caso o programa é divido em duas etapas: primeiro focada no idioma para você melhorar a comunicação e, segundo, a moradia em uma propriedade rural onde você faz uma imersão cultural, vivendo e trabalhando com uma família local. Neste caso não há uma função definida, mas o participante deve contribuir nas atividades de rotina da propriedade.

Se esta opção de aprimoramento pessoal/profissional te tocou, busque mais informações e… boa viagem! Seguem os links de algumas instituições que oferecem este tipo de experiência:

CAEP  Brasil – Communicating for Agriculture Education Program: http://www.caep.com.br

Experimento Intercâmbio Cultural: http://www.experimento.org.br/trabalho/trabalho-voluntario

Interconnect: http://www.interconnect.vc/programa/intercambio-farmstay

Interprograms: http://www.interprograms.com.br/agricult/

Work & Trip Intercâmbio: http://www.worktrip.com.br

 

Imagem: Pexels

Este é um conteúdo autoral licenciado pela licença Creative Commons

Atribuição-Não Comercial CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Deixar resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4158