Longevidade saudável, ativa…e feliz!

Longevidade saudável, ativa...e feliz!

“Está difícil morrer”, tem sido meu lema para provocar a reflexão de todos sobre a crescente expectativa de vida.

A estimativa de que “Já nasceu a pessoa que vai viver 150 anos”, é um alerta para os jovens.

Os adultos de hoje, que viram seus avôs como uns velhinhos doces, tranquilos e disponíveis, estão surpresos com seus pais, independentes, ativos e interessados em aproveitar as oportunidades que a  vida moderna proporciona.

A enorme mudança no estilo de vida da “3ª Idade”, em poucos anos, é consequência dos avanços da  medicina, das técnicas de diagnóstico, dos recursos farmacêuticos, da alimentação adequada e da conscientização sobre hábitos saudáveis e a importância da atividade física.

Mas, para muitas pessoas idosas, as limitações físicas, financeiras ou culturais desestimulam ou impedem que desfrutem a vida com saúde, alegria e felicidade. Cria-se uma situação triste, um círculo vicioso do qual, para perceber uma oportunidade de sair e melhorar sua vida, esta pessoa  necessita de ajuda e estímulo.

Como mudar esta situação?

Torna-se fundamental a atuação da família e amigos, de grupos de convivência, de apoio,  e mesmo de profissionais, procurando possibilitar a estas pessoas o estímulo para participarem de atividades de seu interesse. Também é importante informá-las de eventos que sejam do seu agrado, em que possam  participar e encontrar as melhores oportunidades de convívio, recreação e cultura.

No começo, é uma missão difícil. Mas, a cada tentativa, vamos ganhando prática na aproximação, descobrindo alternativas e, em cada pessoa que ajudamos, temos a satisfação de ter praticado o bem.

Comece com alguém conhecido(a). E espalhe alegria.

Este é um conteúdo autoral licenciado pela licença Creative Commons

Atribuição-Não Comercial CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Deixar resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3747