O Mapa da informação

O Mapa da informação

Sempre quando pesquiso na Web sobre determinado assunto, na maioria das vezes, as informações que recebo estão desorganizadas, incompletas e dispersas. Isso torna muito difícil a tarefa de conseguir alguma orientação para me guiar rumo a uma compreensão específica.

  • Como filtrar todas essas informações que me atinge?
  • Como conseguir informações que realmente interessa?
  • Como conseguir informações que me leve ao que eu desejo?
  • Que me ajude a solucionar um problema?

Para obter todas essas respostas a primeira coisa a se fazer é PERGUNTAR! As perguntas são esclarecedoras, expandem a compreensão e me ajuda a avaliar o que sei e o que não sei.

Segundo um provérbio dinamarquês “[…] quem tem medo de perguntar também tem vergonha de aprender…” (WURMAN, Richard S. 2005, p. 127).

Para encontrar o caminho em meio às informações comecei a utilizar mapas. Os mapas servem como abstrações, metáforas, esquemas que nos proporcionam orientação e comparação entre as informações.

Ele mostra em que ponto do plano geral estamos e o que precisamos saber para explorar um determinado assunto, conteúdo etc. Facilita o entendimento da informação que recebemos, a troca de ideias ou a tomada de decisões. Grande parte das informações podem ser compreendidas por meio de um mapa.

Para Richard S. Wurman (2005. p, 155), o mapa é um modo de participarmos das percepções de outras pessoas, oferecendo recursos para entender ideias, lugares, situações.

Bibliografia: Wurman, Richard Saul. A ansiedade da informação 2: um guia para quem comunica e dá instruções. São Paulo: Editora de Cultura, 2005.

Este é um conteúdo autoral licenciado pela licença Creative Commons

Atribuição-Não Comercial CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Deixar resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3716