O que aprendo ao olhar o mundo?

 

Por onde andamos levamos conosco nossos valores, nossas crenças, nossas referências. E, querendo ou não, é com base nelas que enxergamos e interagimos com nosso entorno.

O que aprendo ao olhar o mundo?

Ao sair do ambiente conhecido e usualmente frequentado somos expostos a diferentes estímulos e muitas vezes somos provocados nestas crenças. Mas como eu reajo a tudo isto? Há os que preferem se fechar e há os que ousam ir além. Não há receita, não há certo ou errado, o que existe são diferentes possibilidades de encarar o que está pela frente. Eu, pessoalmente, acredito que posso sempre aprender algo novo sobre o lugar, sobre uma cultura, sobre o mundo, sobre mim mesma, então, sempre me pergunto: o que isto me ensina de novo?

Que viagens são oportunidades de se aprender algo, todos sabem, mas o quê e quanto aprendemos é uma escolha individual de cada viajante. Ao me questionar sobre o que há de novo a aprender, desafio minha mente e meus sentidos a ir além do que eu já vi e vivi, o que amplia esta oportunidade a níveis mais profundos. Sim, interajo com o externo, mas amplifico a busca internamente. E este aprendizado deixa de ser apenas cultural, mas também sensorial, mostrando que posso utilizar estes estímulos para ir além, para descobrir novas habilidades ou mesmo aprimorar as que tenho. Habilidades nem sempre aprendidas em bancos de escola ou com leituras, mas sim com a vivência e a prática. Exemplos? Compaixão, respeito, amorosidade, arte, alegria, simplicidade, ritmo, etc…

Mas toda viagem tem que ser de busca e aprendizado? Não! Se não consigo buscar profundamente não aprendo nada? Também não! A ideia não é ficar se perguntando o tempo todo (que vira cobrança e chatice), mas só mandar um incentivo para a mente se manter aberta às diferentes oportunidades que se abrem durante uma viagem.

E você, o que aprende quando olha o mundo em suas viagens? Compartilhe conosco nos comentários.

 

Imagem: Pexels

Este é um conteúdo autoral licenciado pela licença Creative Commons

Atribuição-Não Comercial CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Deixar resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4003