Oportunidade e Esforço

oportunidade e esforçoProduzir o texto com o tema Oportunidade me fez pensar muito. Falar sobre os tipos de oportunidade é interessante, mas fiquei pensando em 2 outros pontos. Como identificar oportunidades e sobre aproveitamento de oportunidades.

Identificar oportunidades se baseia principalmente na observação do mercado, seja dos concorrentes, novas tecnologias disponíveis e a observação das demandas dos consumidores, como falamos também no texto anterior. Também é importante dizer que esse trabalho não é fácil e requer muita observação e esforço.

A palavra “esforço” está intrínseca ao Desenvolvimento de Produtos, Serviços e Negócios. Pode parecer mágica, mas não é.

É necessário monitorar estes três itens constantemente para então, com suficiente repertório sobre o tema construído, identificar uma boa oportunidade e partir para seu desenvolvimento.

Há ainda aqueles que logo têm uma ideia, e neste caso, o esforço deverá ser no sentido de verificar como formatar esta ideia, modificá-la, para enfim conseguir amadurecer esta ideia e transformá-la em oportunidade real.

Quando falamos de aproveitar oportunidades, o esforço também está presente, pois uma oportunidade que não é desenvolvida… ai que pena… é desperdiçada.

Nos 2 casos e em outros mais o esforço é imprescindível e parece que nos esquecemos disso. Não há realização sem esforço, seja identificando ou aproveitando oportunidade e até produzindo este texto. Se lembrarmos do tempo de escola, podemos dizer que a oportunidade é peso 1, esforço, é peso 2.

Se esforce, crie e aproveite as oportunidades. Até!

Este é um conteúdo autoral licenciado pela licença Creative Commons

Atribuição-Não Comercial CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Deixar resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3680