A pressa é inimiga da empatia

Empatia com as limitações ou deficiências.

Empatia com as limitações ou deficiências.

Seja em viagens ou no cotidiano, lidar com certas limitações ou deficiências pode ser cansativo e muito frustrante tanto para o deficiente, quanto para quem interage com ele.

Nem todas as limitações e deficiências são percebidas diretamente e, principalmente nos dias de hoje, onde tudo é acelerado, queremos resolver tudo logo e “ponto final”.  Imaginemos a cena:

 

 

“Próximo da fila!”

“Mas… o Sr (a) pode repetir por favor. Não entendi.”

“Como assim não entendeu? Mas você não escutou???”

“Sim, escutei mas não compreendi.”

Esta é uma das situações que mais vivencio. Sou deficiente auditiva (não sou surda, tenho uma perda de moderada a severa). Escuto ruídos, sons, mas muitas vezes não compreendo o que dizem (de letra de música a anúncios no aeroporto). Uso aparelho auditivo e a maioria das pessoas nem percebe até que eu vá dar um mergulho no mar ou na piscina, quando tenho de retirá-lo, ou quando uso o transmissor Bluetooth; ele  chama tanta atenção que quando começam a olhá-lo já explico… “este é o transmissor do meu aparelho auditivo”. Aí sinto que “rola” mais empatia do outro.

Qualquer interação que envolva som me exige uma atenção muito maior, tentando abstrair outros ruídos do ambiente; e paciência comigo mesma, pois depois de alguns segundos da fala ainda fico tentando juntar estes sons para compor a mensagem. Além disso, sempre busco contato visual, já que a leitura labial que desenvolvemos instintivamente ajuda na compreensão daquele som. E nem sempre eu entendo ou o que entendo é o correto! Lamento! Pode repetir por favor?

Em algumas situações é necessário começar a conversa pedindo a colaboração por ter uma deficiência, mas na maioria das vezes acredito que não. Afinal, será tão complexo repetir uma frase?

Então, que tal na próxima vez considerar que a pessoa com quem você está interagindo possa ter uma limitação ou deficiência? Entendendo que as limitações podem ser diversas, como a do idioma (quando estrangeiro), a deficiências como a minha. Isto pode lhe ajudar a agir e reagir com mais empatia e paciência.

Isto torna o mundo mais humano, melhor, e eu, particularmente, agradeço! 😉

Este é um conteúdo autoral licenciado pela licença Creative Commons

Atribuição-Não Comercial CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Deixar resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4805