“Sorte é o que acontece quando o preparo encontra a oportunidade*”

Quando falamos em “Envelhecimento Ativo e Qualidade de Vida”, a conversa soa como uma receita para ser adotada a partir dos 60 anos, e que assegurará mais 20 ou 30 anos de existência. Em geral, passando dos 60 a “receita” começa a ser utilizada! Mas, a condição no envelhecimento, ativo ou não, é consequência dos hábitos, atitudes, crenças e pensamentos que desenvolvemos ao longo da vida.  Óbvio, não? Porém, para muitas pessoas, o cuidado consigo mesmo só acontece na aposentadoria, quando os filhos saem de casa, ocorre alguma mudança existencial ou de saúde que nos obriga a refletir…

Com 84 anos, nasci antes da 2ª Guerra Mundial, acompanhei e participei de importantes modificações no estilo de vida das pessoas. E, as modificações continuam acontecendo, com mais rapidez e maior importância! Procuro acompanhar os assuntos relacionados à saúde e à espiritualidade, mas tenho dificuldade em acompanhar os avanços tecnológicos.

A constante modificação afeta a todos e sobrecarrega aos idosos. Sentindo “na pele” a sobrecarga, participo de grupos, reuniões e eventos relacionados à 3ª idade, procurando informações e oportunidades que me ajudem. Felizmente, tenho vida saudável e tive boas oportunidades culturais, sociais e profissionais que, aliadas à boa educação e à facilidade em me adaptar e relacionar, me proporcionam boa qualidade de vida.

Com base no que tenho visto, e sem pretensão de ser “mestre”, faço um rápido resumo de algumas características e atitudes que considero poder ajudar a todos, e em especial às pessoas idosas:

–  valorizar o presente – algo que combate a tendência de muitas pessoas a supervalorizarem um passado idealizado ou projetarem um futuro brilhante que nunca chega.

curiosidade  – principalmente em fatores como alimentação, saúde, recreação, gestão financeira e do condomínio, convívio, cultura, etc. – seja qual for o seu interesse, qualquer idade é tempo para aprender, desenvolver habilidades e renovar-se!

flexibilidade para lidar com as situações imprevisíveis da vida – agir com sabedoria, para encontrar a melhor solução.

espiritualidade – independente de crença, observar os ciclos da vida e aceitá-los traz serenidade, paciência, fé, conforto.

estar atualizado e ser participativo – mantenha-se informado, saudável e útil! Selecione o que lhe interessa e dá prazer. Aprenda sobre internet e redes sociais, viaje, participe num trabalho voluntário. Tenha um hobby, um relacionamento afetuoso, participe de um grupo excursões, de amigos,    faça-se presente!

Prepare-se… a oportunidade pode aparecer!

Comece! Como diria Paulinho da Viola: meu tempo é hoje!

 (*Provérbio Indu)

 

Este é um conteúdo autoral licenciado pela licença Creative Commons

Atribuição-Não Comercial CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Deixar resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4095