Tempo… Ah, o tempo…

O assunto de hoje é o tempo… Já esclareço que não é para tratar de saudade não, é para lembrar sobre a importância de manejar bem o tempo.

Todo mundo já ouviu falar que alguém não tem tempo para nada ou que alguns já adaptaram seu estilo de vida para ter mais tempo. Tempo para quê? Descansar, curtir a família, se dedicar a um hobby, a gosto e necessidade de cada um.

Mas tem uma área bem específica em que o tempo pode ser determinante. A Criatividade. Pois é. Que tal vermos esse vídeo que exemplifica essa influência? É curtinho, nem vai tomar tanto seu tempo.

Creativity requires TIME. Autor: simplybest007. https://www.youtube.com/watch?v=VPbjSnZnWP0

Este material é protegido para Licença padrão do Youtube CC BY.

E aí, Gostou? Eu lembro bem quando vi esse vídeo pela primeira vez e achei inspirador o resultado. Mas ter todo o tempo do mundo também não significa ser super criativo. É o tempo na medida certa, suficiente para amadurecer e pesquisar suas ideias e realmente realizar uma atividade ou solucionar um problema.

Uma definição adotada pelo professor Adam Grant é a procrastinação moderada… Ele fala que “precrastinar” (fazer tudo e terminar logo) pode deixar você menos propenso a ter ideias ou trabalhar nas primeiras sem as amadurecer o suficiente. Já a procrastinação, é o contrário. Essa conhecemos bem. É como “deixar tudo para a última hora” ou até mesmo aquela famosa expressão “empurrar com a barriga”. No vídeo a seguir, já não tão curto ele explica um pouco mais sobre isso.

Ainda segundo Adam Grant, quando procrastinamos moderadamente e depois de sabermos o desafio que temos que cumprir, temos tempo de amadurecer ideias e possivelmente ter mais êxito que simplesmente trabalhar a primeira ideia ou deixar para a última hora produzindo com pressa e talvez sem qualidade, se é que vamos produzir.

Assim, manejar seu tempo é importante também nos negócios, serviços e produtos. Diariamente temos soluções ou mellhorias para implementar e nem sempre temos uma ideia imediata. Dar um tempinho e tentar pensar nesse problema sob outros ângulos ajuda, mas é um tempinho… não é deixar para lá e não pensar mais. É se dedicar um pouco e sempre. Quando pesquisamos sobre um assunto também potencializamos a geração de ideias para a solução que buscamos.

Para finalizar, falando em tempo ainda, chegou a hora de eu mesma fazer uma pausa. Preciso agora me retirar por um período para finalizar algumas atividades, mas para o próximo ano pretendo retomar com novidades para nossos textos, quem sabe é o tempo que preciso para deixar nossa conversa mais animada.

Já vou falando que escrever no Oportunaidade tem sido super legal para mim. Me faz exercitar a escrita, a pesquisa, a síntese, e muito mais. Espero ter contribuído e continuar contribuindo logo mais.

Aproveitem os Feriados e as Festas que logo se aproximam… olha o tempo passando de novo… e até logo mais.

Querendo ver o vídeo de Adam Grant? Segue o link. Não é curto, mas tenho certeza que é um tempo bem investido.

TED. IDEAS WORTH SPREADING. Adam Grant: Os hábitos surpreendentes dos pensadores originais. 2016. Disponível em: https://www.ted.com/talks/adam_grant_the_surprising_habits_of_original_thinkers#t-445043. Acesso: 04 nov 2017.

Abraços!

Este é um conteúdo autoral licenciado pela licença Creative Commons

Atribuição-Não Comercial CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Deixar resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4329