Viajar é ótimo. Fazer intercâmbio é ir Além.

ela-students-intercambio

 

Fazer intercâmbio é tipo o pretinho básico do seu guarda roupa: nunca sai de moda, cai bem em todas as situações, é a solução perfeita para muitos casos e combina com qualquer pessoa. Todos deveriam ter um pretinho básico no guarda roupa; todos deveriam ter uma experiência de intercâmbio na bagagem. Pois como já dizia o querido poeta Mário Quintana, “viajar é trocar a roupa da alma”.

Há algo mais inspirador do que viajar? Para mim, viajar é uma das poucas coisas na vida que realmente pode nos transformar em pessoas melhores. E quando a viagem é para fazer um intercâmbio, quando fazemos a dobradinha viagem + estudos, ah, daí é a combinação perfeita, uma experiência para o resto da vida.

E eu digo isso porque a minha experiência foi assim, perfeita. Os dez meses que passei estudando no exterior foram os melhores 10 meses da minha vida, em todos os sentidos. E nessa coluna que estamos estreando hoje – com uma alegria imensa! – eu espero poder compartilhar com vocês algumas das minhas experiências mais inesquecíveis, contar para vocês sobre a experiência de outras pessoas, explicar o que se pode fazer lá fora, quais são as opções de cursos, dar dicas sobre países, dicas sobre como fazer para ir, como juntar grana, enfim, como transformar em realidade o sonho de estudar no exterior. E vamos falar também da coragem de viajar sozinho, esse sentimento que é o combustível de alguns, e o grande desafio de muitos.

Eu poderia listar aqui 1001 motivos pelos quais você deve fazer um intercâmbio (vou deixar essa lista para os próximos artigos!), mas para começar essa coluna, escolhi uma razão: derrubar barreiras, físicas e psicológicas. Enfim, espero que essa coluna sirva de trampolim para você derrubar qualquer barreira porque, afinal, estudar no exterior não é nenhum bicho de sete cabeças. Pelo contrário!

Trilha sonora que embalou esse texto: Brooke Fraser, cantora que conheci quando morei na Nova Zelândia 🙂

Correspondente Comodum

Este é um conteúdo autoral licenciado pela licença Creative Commons

Atribuição-Não Comercial CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Deixar resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1959